• Puc Propaganda

Saiba a diferença entre Marketing e Propaganda

Sempre teve dúvida sobre qual é a diferença entre marketing e propaganda? Esclarecemos nesse post!


Ambos os assuntos são muito confundidos, até porque têm uma relação, mas suas definições são distintas. Aqui no Brasil algumas pessoas pensam que marketing é a mesma coisa que propaganda e publicidade, por isso, esclarecer essa dúvida é muito importante.



O marketing é o começo de tudo. Quando você estrutura um negócio ou uma marca precisa saber o que vai vender, pra quem vai vender e como vai vender. E é nessa parte (e em outras também) que o marketing entra. Você entende se o seu produto é adequado para o público que você pretende atingir e a partir disso você conhece seu público-alvo. Conhecendo o comportamento do público você entende os melhores canais para estar presente, seja televisão, internet, etc. A partir de informações como estas, as estratégias são criadas.


O marketing é muito mais do que o exemplo acima, mas, resumidamente, o marketing tem o intuito de ajudar no relacionamento entre empresa e clientes. O objetivo é atrair, reter e fidelizar clientes, obtendo lucros. Mas essa ação deve ser lucrativa tanto para a marca quanto para o cliente.


Já a propaganda é uma ferramenta utilizada pelo marketing, para divulgar/promover um produto ou um serviço, ou mesmo a própria marca. Fazer um anúncio na tv ou em uma revista, por exemplo, é uma forma de propaganda. Resumindo, o marketing precisa da propaganda para alcançar os objetivos.


Entendeu a diferença? :D



Continue acompanhando o blog da Puc Propaganda!

©2020 PUC Propaganda Vila vertioga São Paulo Brasil. Todos os direitos reservados.