top of page

5 dicas de como se inspirar para produzir seu conteúdo

Até os mais criativos têm bloqueios e as ideias para produzir um conteúdo simplesmente somem. Pra quem está começando agora isso pode ser uma tarefa complicada também, afinal tem tanto material por aí, o que é que você pode fazer?


Na verdade, é normal que as pessoas façam conteúdos abordando um mesmo tema, o que muda é a essência de quem está falando ou a marca/empresa em questão. Nada se cria, as coisas se transformam. A sua ideia pode não ser original, mas o seu conteúdo se tornará único porque só você sabe fazer o que faz, falar como fala, etc.


Dê o seu toque em tudo o que fizer e se diferencie. E vale buscar o pioneirismo, ou seja, ser a primeira a fazer algo/algum estilo de conteúdo, para se destacar e ganhar autoridade. Mas como criar esse conteúdo? Separamos 5 dicas para te ajudar!


ESTUDE MUITO

Se aprofunde sobre o seu nicho, saiba quais são as novas tendências, veja os assuntos que fazem parte do seu segmento e que são pouco aprofundados, estude até o que você já sabia. Quando você falar sobre algo, o público vai perceber que você REALMENTE domina o assunto e sabe o que fala. E com certeza novas ideias surgirão a partir desse estudo.


ANOTAR, ANOTAR, ANOTAR

A nossa mente não para e quanto mais você exercita ela, quanto mais estimular sua criatividade e produtividade, mais ideias vão surgir. Mas, no mesmo instante em que surgem, 2 segundos depois você piscou, foi na cozinha pegar uma Coca e... qual foi a ideia que eu acabei de ter mesmo?

Pra evitar isso, separe um caderno para anotar todas as ideias que tiver ou anote no celular. O importante é anotar assim que vier a ideia. Assim você monta um 'banco de ideias' pra recorrer antes de produzir.

Ah, se você não gosta de escrever e se a ideia vier muito rápido, grave e salve com um nome que resuma o que foi dito, assim fica mais fácil para você encontrar depois.


PESQUISE POR REFERÊNCIAS

Seja nas próprias redes que você criará o conteúdo, no Pinterest, em filmes, etc. Outra dica é pensar que tudo é conteúdo! Observe como as pessoas se relacionam, o cotidiano e tente fazer um material baseado nisso. Pode ser bem assertivo, causando identificação com seu público, o que resulta em engajamento.


SAIBA AS REGRAS DA PLATAFORMA/REDE SOCIAL

Verifique que tipos de conteúdos são banidos e que são controversos para evitá-los. Não perca tempo (e talvez dinheiro) em um conteúdo que não vai engajar e pior, pode ser banido pela rede social.


PRODUZA DESCANSANDO

Pode parecer confuso, mas após fazer algumas dessas etapas, como estudar e procurar referências, se não surgiu a ideia, pare um pouco. Não adianta forçar. Seu cérebro precisa descansar um pouco e logo estará produzindo ideias e você sairá do bloqueio temporário.


Agora você já sabe alguns passos pra te ajudar nos dias de bloqueio criativo, mas isso pode ser feito constantemente. Esperamos ter ajudado :D


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page