top of page

Como melhorar meu engajamento no Instagram?

Saiba o que fazer para melhorar o engajamento com o seu público.


O Instagram deixou de ser apenas uma rede social de fotos e hoje se tornou uma das plataformas que dão mais retorno e engajamento. Independentemente do seu segmento, é quase garantido que seu público esteja lá! E se você não for representante de uma empresa e sim um influenciador/criador de conteúdo, com certeza as pessoas que vão se identificar com você estão lá!


Mas, como fazer com que o seu engajamento aumente, ou seja, que seu público interaja com você? Não existem fórmulas para o sucesso no insta, mas existem alguns passos essenciais que você deve adotar e nós separamos aqui.



ESTEJA PRESENTE TODOS OS DIAS

Você pode fazer testes e ver o que melhor funciona. Postar no feed todos os dias ou apenas algumas vezes, mas é recomendado pelo menos 3 posts na semana. Nos stories, a conversa é outra. Apareça todos os dias para conversar com seu público! Quem é visto é lembrado, não se esqueça!


TENHA UMA BOA ESTRATÉGIA DE HASHTAGS

Sabendo usar, é possível melhorar o alcance do seu conteúdo, ou seja, mais pessoas serão receberão seu conteúdo e com isso, aumentam as chances de engajamento. O ideal é utilizar as hashtags que tenham a ver com o conteúdo mostrado e ao menos duas sobre a sua localização, atraindo o público local para o seu perfil. O ideal é utilizar entre 5 e 8 hashtags. Você até pode passar desse número, mas não exagere.


ENTENDA SEU PÚBLICO

Aqui poderíamos falar sobre empatia, mas na verdade é sobre entender o seu público e 'devolver' o que ele pede. E como eu entendo? Interagindo! Use e abuse (mas com cautela!) das ferramentas que o Instagram disponibiliza nos stories. Faça enquetes, testes, etc. Pergunte o que eles querem ver, dê opções de escolha. Mas essas opções você precisa dominar e não 'fazer por fazer'.


Uma dica é acompanhar os likes das postagens, mas não como métrica pra medir seu desempenho ou seu engajamento e sim como termômetro, medindo a aceitação do conteúdo pelo público. Quando for verificar os likes, clique em 'ver informações' para saber o alcance da postagem, pois às vezes poucos likes podem ocorrer porque seu conteúdo não foi entregue para muitas pessoas. Desta forma você pode ir testando conteúdos e vendo os que o seu público tem preferência.


INTERAJA COM OUTROS PERFIS

Visite outros perfis, comente nas postagens, mas de forma sincera, sem o famoso 'me segue, te sigo de volta. Comenta lá no meu último post'. Para que as pessoas passema interagir com você, você também precisa fazer o mesmo.


RESPONDA OS COMENTÁRIOS E DIRECT

Imagine que alguém viu a sua postagem e isso fez essa pessoa agir e te mandar uma mensagem. Essa pessoa tirou um tempinho das 24h do dia dela pra interagir com você, valorize isso e responda 'de verdade', não mande só emojis. Dê a devida atenção!


Já está fazendo tudo isso e não viu grandes resultados? Agora vem a principal dica, não desista! É assim mesmo, os resultados são a médio e longo prazo, mas acredito que você perceberá algumas novas interações, fique de olho nas suas métricas em 'Informações', não deixe de acompanhar. O importante é continuar melhorando o seu conteúdo e logo colherá bons frutos.


Aproveita e segue a gente lá no Instagram! :D

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page