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Como montar um briefing eficiente?

O briefing nada mais é do que um documento que reúne todas as informações do cliente, como um dossiê. Você pode colher as informações previamente no site dele ou nas redes sociais, mas é importante conversar com um representante, a pessoa que conhece tudo sobre o negócio, podendo ser o próprio dono, um assistente direto dele ou um gerente.


Não existe um limite de informações a serem colhidas, mas esse documento não deve ser tão curto a ponto de não ter informações cruciais, nem tão longo quanto o necessário. Pense que você precisa 'conhecer' a empresa tão bem quanto o dono quando consultar este material, para que os objetivos fiquem alinhados.



Sabe aquela história de que se você não sabe para onde vai, todos os caminhos o levarão a lugar nenhum? Então, se você não entender o problema do seu cliente e saber o que ele espera do seu trabalho, não haverá resultado, já que não se conhece o objetivo e nem se sabe o que deve ser feito, por onde iniciar o trabalho.


Lembre dessa conta: 0x0 = 0


Algumas informações importantes que sempre devem estar incluídas no briefing:

  • Nome da empresa;

  • Segmento;

  • Público alvo;

  • Breve resumo/história da empresa;

  • Principais concorrentes;

  • Meios de comunicação utilizados;

  • Definição de objetivos, etc.

Seja objetivo e obtenha o máximo de informação possível, tendo em mente que elas devem auxiliar todos os setores, como a equipe de marketing, criação, mídia, entre outras que estão envolvidas no processo.


Para te ajudar mais um pouco, a Puc Propaganda disponibiliza um modelo de briefing, é só clicar no arquivo abaixo :D

Briefing Puc Propaganda
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