top of page

Como ser criativo? Saiba como desenvolver sua criatividade

Você deve ver os anúncios na televisão, na internet ou nas revistas e pensar 'Que gênio! Como alguém criou isso?'. Ou então, deve ter algum familiar ou amigo criativo que você não entende como ele tem ideias mirabolantes de uma forma tão natural como beber água.


É verdade que existem pessoas mais ligadas às artes, que são mais emocionais, que têm 'imaginação fértil', entre outras características. Assim como existem pessoas mais lógicas, analíticas, racionais, etc. Enquanto as pessoas do primeiro exemplo têm mais facilidade em desenvolver sua criatividade, podendo ser algo natural, o segundo grupo pode encontrar mais dificuldade por geralmente se apoiar em dados, resultados exatos, seguros, sem coisas mirabolantes. E não há nenhum mal nisso! Pode dificultar no processo criativo, mas não o torna impossível!


Todo mundo pode ser criativo, independente do seu perfil! Essa é a primeira lição que você deve levar para a vida. A criatividade não precisa ser usada apenas nas áreas artísticas ou na publicidade/marketing, ela pode ser usada (em certos casos com adaptações) em todo lugar. E vamos as dicas para desenvolvê-la!



INSPIRAÇÃO

Consuma diversos conteúdos. Você precisa de referências e isso é adquirido com o tempo. Quanto mais conteúdos você consumir, melhor! Um filme que você assistiu pode ser uma inspiração num ensaio fotográfico; a forma como uma empresa lidou com uma crise, seja positiva ou negativamente pode inspirar um posicionamento para o seu negócio, entre outras situações.


SE DESAFIE

Sempre que possível, pense em como você agiria em determinadas situações e então tente uma outra solução. Saia da zona de conforto, fuja do que já é óbvio. A criatividade deve ser exercitada, até que isso ocorra de forma natural, sem muito esforço.


OBSERVE SEUS RECURSOS

Trabalhe com o que você tem no momento e faça seu melhor. Às vezes precisamos improvisar e apelar para o plano B. Vou dar um exemplo bobo, se você precisa escovar o dente fora de casa, percebe que levou a pasta de dente mas esqueceu a escova, o que você faz? Não escova ou usa o dedo? Eu sei, não é a forma mais higiênica e eficaz, mas na hora pode te ajudar. Isso é 'trabalhar' com os recursos disponíveis no momento e encontrar uma solução criativa para solucionar um problema.


Não existe um curso ou um guia básico para ser criativo, essas dicas podem te auxiliar, mas com a prática, você acaba descobrindo as melhores maneiras para desenvolver o seu processo criativo e quando menos esperar, ter ideias mirabolantes será natural como beber água.


Ah, mas não esquece, bloqueios criativos sempre acontecem e é normal! Continue se inspirando, estudando, adquirindo conhecimento e se desafiando.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page