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Entenda a diferença entre Persona x Público Alvo

Os dois parecem ser a mesma coisa mas não são!


Todo mundo sempre fala que é preciso conhecer o público quando se abre um negócio. Isso porque você deve entender o que a sua audiência gosta e oferecer um produto ou serviço que atinja essa expectativa, caso contrário, não tem sentido o investimento desse produto/serviço para determinado público, que pode não ser o mais adequado.


Mas quando falamos em público alvo não estamos falando de persona? Sim e não! Não, não é a mesma coisa e sim, um assunto tem relação com o outro, afinal é a partir do público alvo que construímos a persona. Nós te explicamos.


PÚBLICO ALVO

Você determina seu público alvo através de informações demográficas, comportamentais, de gênero, idade, escolaridade, classe social, entre outras.



Por exemplo: Tenho uma revista de moda e meu público alvo são mulheres, entre 20 e 39 anos, residentes na cidade de São Paulo, da classe social A/B. Sei que faz parte do hábito delas consumir grifes, pois adoram acompanhar as tendências da moda.


Nesse caso, essas informações me ajudam a entender o meu público e a criar editoriais e outros conteúdos relevantes para ele, mas é muito genérico. Essas mulheres entre 20 e 39 anos podem ser casadas, outras podem ser mães, algumas podem gostar de grife de alta costura e por aí vai. Percebe que fica difícil de imaginar uma pessoa? Por isso, a persona facilita 'humanizando' nosso público, dando um nome e uma história pra essa 'pessoa'.



PERSONA

Como citamos acima, a persona é a idealização do seu cliente. Em alguns casos, é recomendado criar até 03 personas pra ser mais abrangente. E apesar de ser uma pessoa 'de mentirinha', as informações que te ajudaram a construir esse 'personagem' são reais.


Por exemplo: Tenho uma revista de moda e minha persona 1 é a Júlia, 24 anos, está namorando, é digital influencer e se considera fashionista. Adora usar o Instagram para compartilhar seus looks, segue blogueiras de alto escalão como Camila Coutinho, Thássia Naves e adora acompanhar as semanas de moda, seja em Paris, Milão, Nova York ou no Brasil. Gosta de viajar para conhecer as culturas locais.


Minha persona 2 é a Sofia, 35 anos, está casada, tem um filho e é empresária. Tem um estilo mais sóbrio e prático, mas que imprime sua personalidade e sofisticação, utiliza as redes sociais como hobby, viaja muito há trabalho e gosta de acompanhar as tendências da moda. Prefere as grifes de alta costura.


Assim é mais fácil (e mais assertivo) para produzir os conteúdos da revista, pois sei com 'quem' estou falando.


Entendeu a diferença? Ainda vamos te ensinar como construir a persona para o seu negócio, mas isso fica para um outro post!

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