Mais um termo em inglês que vamos explicar, pra você ver que não é nada de outro mundo e simples de entender (só o termo que dificulta uma pouco, é o charme hahahaha). Você já ouviu ou leu essa palavra em algum lugar?
Benchmarking é como chamamos o processo de pesquisa que fazemos para entender como está o desempenho do nosso concorrente direto em relação ao nosso. Nessa pesquisa é importante destacar tópicos como o preço, atendimento, estrutura, entre outros. E pode parecer um 'jogo sujo', algo ilegal, mas não é.
Na verdade, tanto a sua empresa como a empresa do seu concorrente atuam no mercado e para saber como está o seu desempenho você precisa de um ponto de referência. Senão, como chegar à conclusão da situação da sua empresa? Por exemplo, todas as empresas de roupa vendem determinada peça por R$ 50,00 e você decide que a sua empresa, do mesmo segmento e que vende uma peça do mesmo material ou modelo parecido, vai vender o item por R$ 200,00. Isso com certeza pode trazer prejuízo, pois o público vai achar um absurdo o seu valor e irá para o concorrente.
O exemplo acima fala sobre a grande diferença no preço, no caso, o valor está elevado e pode trazer prejuízo. Mas, na situação contrária, caso você determine um preço bem abaixo do mercado, pode não ter tanto lucro assim, além de criar uma concorrência desleal.
Existem outros tópicos interessantes para destacar sobre o benchmarking, incluindo os tipos de pesquisa. Continue acompanhando o blog da Puc Propaganda para não perder as próximas postagens sobre esse e outros assuntos!
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