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O que você deve fazer antes e depois de produzir um conteúdo?

A produção de conteúdo sempre tem um propósito. Atrair, informar, divertir, vender, entre outras motivações. Além disso, eu e você sabemos que não é fácil criar um conteúdo de qualidade, por isso tentamos ser os mais assertivos possíveis, para obter um bom retorno dessa produção, atingindo nossos objetivos.


Por isso, reunimos algumas dicas do que você deve fazer antes e depois de produzir o seu conteúdo, para que seu tempo e trabalho não tenham sido 'em vão'.



ANTES

Quando eu digo 'em vão', quero dizer que é um tempo que você pode ter perdido em um conteúdo que obviamente não iria te dar resultado, porque não se aplica ao seu público, por exemplo. Essa é a primeira dica!


Estude e conheça o seu público. Seja uma marca ou empresa, preste atenção no que ele costuma consumir, nos temas que gosta. Tente adequar isso à sua linguagem e trazer esses temas que fazer parte do cotidiano do seu consumidor, intercalando com os conteúdos puramente comerciais (de venda). Até esses conteúdos comerciais podem ser feitos de maneira com que o seu público engaje, por isso é primordial conhece-lo.


Além disso, você pode identificar o formato preferido, assim como as redes sociais mais utilizadas pelo seu público, o que ajuda a pensar nos formatos de conteúdo, como texto, vídeo, imagem, etc.


A outra dica é definir o objetivo do conteúdo, seja ele divertir, vender, gerar mais interações, etc. A partir disso fica mais fácil pensar no melhor formato, na melhor linguagem e em todos os detalhes da criação deste conteúdo. Isso também vai te ajudar depois!


DEPOIS

O conteúdo já foi produzido e postado e agora, o que você deve fazer? Acompanhar!

Com um objetivo definido é possível mensurar o desempenho do seu conteúdo, através dos KPI's (key performance indicator, em português, indicador chave de desempenho).


Se o seu objetivo em produzir um texto é que as pessoas acessem determinado link (que está no corpo do texto) para baixar um ebook, por exemplo, o seu KPI é o número de cliques naquele link. Já se o seu objetivo era produzir um post no Instagram para que mais pessoas conhecessem sua marca, seus KPI's podem ser o alcance da postagem (número de pessoas que receberam/foram atingidas pela sua postagem), assim como o número de visitas ao seu perfil, que ocorreram através desse mesmo post.



Seguindo esses passos você vai adequando o conteúdo para que gerem mais resultados. Mas é um trabalho de tentativa, erros e acertos. Mesmo conhecendo o seu público e estipulando objetivos pode ocorrer do desempenho não ser tão bom quanto o esperado, o que pode desanimar.


Mas, leve como aprendizado, analise o que aconteceu com aquele material, encontre os possíveis erros para numa próxima fazer melhor. Faça a mesma análise nos conteúdos que tiveram bom desempenho para continuar acertando ou melhorando a sua produção.


Espero ter te ajudado :D

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