top of page

O que é Brand Awareness?

Você já deve ter lido esse termo em algum lugar e talvez se perguntado qual o significado e a importância dele. Nós esclarecemos!


A palavra 'Brand Awareness' pode parecer complexa para quem não trabalha com marketing mas seu conceito é muito simples. Você chama as hastes flexíveis de cotonete? E os curativos adesivos de Band-Aid? Acho que sim, certo?


Isso se chama consciência de marca! Quando associamos uma marca com uma característica ou símbolo, significa que o brand awareness está elevado. Por exemplo: quando pensamos em palhas de aço, 'Bombril' é o primeiro nome que vem à cabeça, para a maioria das pessoas. É quase como se o nome da marca já fosse o produto em si.


Ou então quando dizemos 'vamos pra viajar para a Disney', quando na verdade 'Disney' é uma marca, nome do famoso parque em Orlando. Ou seja, não viajamos para a Disney e sim para Orlando. Esses foram exemplos de consciência de marca por característica. Agora, vamos fazer um teste.


QUE MARCA É ESSA?


Se você sabe que essa imagem, ou seja, esse símbolo é do Mc Donald's, mesmo que o nome não esteja escrito, o brand awareness da marca está elevado. Talvez ao ver as cores amarelo e vermelho em um restaurante, sem querer, você pode associar ao Mc.


Como resultado, a identificação da marca se torna mais rápida, não sendo confundida com outras. Com isso, a forma de se comunicar com o público para transmitir mensagens pode ser diferenciada. Inclusive, a interação é mais próxima. Seu público pode se tornar um verdadeiro defensor e propagador da sua marca.


Mas, para chegar nessa posição requer muito trabalho, envolvendo muitas ações de marketing para que, primeiro, o público saiba da existência da sua marca e segundo, para que ela se destaque e 'fique na mente' deles, se tornando uma referência.


E esse assunto não termina aqui! Continue acompanhando o blog da Puc Propaganda para não perder os próximos posts sobre brand awareness e outros temas interessantes.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page