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Por que o marketing de relacionamento é importante para a sua marca?

A comunicação é algo necessário entre todas as pessoas. Algumas pessoas gostam de se comunicar e outras fazem isso porque é preciso. De qualquer forma, quando precisamos comprar algo, por exemplo, e temos uma dúvida, precisamos entrar em contato com a empresa em questão. E uma coisa é fato, gostamos de ser ouvidos, que prestem atenção no que dizemos.


Mais do que disponibilizar canais de atendimento para receber dúvidas, sugestões, críticas ou elogios, o marketing de relacionamento se preocupa com a experiência do cliente. A intenção é se aproximar e suprir seus desejos.


Algumas das ações de um plano de marketing de relacionamento envolvem a criação de um banco de dados, para que seja possível acompanhar o cliente e saber como é a relação dele com a sua empresa. Assim se torna possível descobrir se ele realiza compras frequente ou esporadicamente, e com isso se comunicar de forma personalizada. Afinal, você não vai incentivar um cliente que compra frequentemente seus produtos/serviços da mesma forma que deve incentivar aquele que tem comprado esporadicamente.

É importante implementar o marketing de relacionamento para fidelizar seu público, que também é o seu maior divulgador. Já ouviram que a melhor propaganda é o boca-a-boca? Sem desmerecer as outras ações, é verdade! É normal confiarmos mais no nosso amigo que indica a loja X/marca X porque foi muito bem atendido do que em uma pessoa no anúncio da loja/marca na televisão.


Erros podem até acontecer, obrigando a realizar a troca do produto, por exemplo. Mas, o atendimento deve ser rápido e descomplicado, reduzindo o problema para o cliente. Com certeza ele vai perceber o empenho para ajudá-lo e se a situação não for uma 'grande dor de cabeça' para ele, isso será motivo de elogio.


Algumas ações que podem ser implementadas: criar planos de fidelidade para bonificar os clientes, realizar pesquisas de satisfação relacionadas ao atendimento e aos seus produtos/serviços, mandar uma mensagem em datas especiais, como aniversário, natal, etc. Tais ações tornam sua marca mais amigável, mais próxima de seu público.



Agora que você leu até o final, aproveita para ler nossos outros posts, com temas tão interessantes quanto esse :D


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