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Você sabe o que é storytelling?

Essa é uma das expertises da redação publicitária que tem se tornado cada vez mais relevante, sendo utilizada até no meio musical.


Talvez você deva ter lido sobre essa palavra recentemente. Muitos cantores têm utilizado essa tática em seus lançamentos. O último trabalho de Manu Gavassi é um perfeito exemplo sobre o poder do storytelling.



Algumas semanas antes de lançar a música 'Deve ser Horrível Dormir Sem Mim', Manu arquivou as fotos do seu perfil no Instagram e surgiu com um novo nome de usuário, Malu Gabatti. Depois descobrimos que Malu era uma personagem, a diretora do clipe de Manu que nesse meio tempo, produziu conteúdo para alimentar 'seu' Instagram, com fotos do próprio apartamento no Copan em São Paulo, entre outras coisas.


O público ficou curioso, querendo saber qual era a próxima 'loucura' de Manu, pensando até ser mais uma campanha com alguma marca. Mas, no lançamento do clipe descobrimos que Malu era a diretora do clipe de Manu e após mais uma uma história antes de iniciar a música, todos os pontos se conectaram. O detalhe é que o vídeo é como um curta metragem, com 10 minutos de duração e mesmo assim foi MUITO assistido!


O storytelling é isso. É sobre você ter uma história (story) e encontrar a melhor forma de contar (telling), de forma que prenda a audiência, que desperte emoções, seja leve e interessante de acompanhar.


Para isso acontecer é preciso conhecer bem o seu público, sabendo suas dores e seus desejos. A partir dessas informações, contar uma história que envolva essas questões com certeza será atrativo para eles. Ou seja, a atenção você terá, mas é preciso 'segurar' essa atenção para que o seu público acompanha a história até o final.


Citando um outro exemplo, a Coca Cola sempre transmite a ideia de união, amor, família, nos anúncios de final do ano. Eles não vendem a bebida no vídeo, não dizem 'compre Coca Cola'. Apenas abordam esse lado emocional que a época nos traz, além de reforçar a ideia de que o produto está na mesa da nossa família em comemorações especiais, como o Natal. É impossível não se identificar e se envolver com a história! Quem não lembra dos ursos polares?


Utilize essa tática a seu favor adaptando para o seu negócio e o seu público!



Continue acompanhando o blog da Puc Propaganda para ler mais conteúdos como esse :D

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