• Puc Propaganda

Como criar um storyboard?

Antes de realizar um filme, uma cena de novela, um vídeo de alguma campanha, existe o trabalho de pré produção, o que inclui o storyboard. Você sabe o que é?


O storyboard ajuda no planejamento do vídeo, é um documento que passar pro papel as ideias que vieram da mente do diretor ou responsável criativo pela criação do vídeo. O storyboard atua como uma roteiro/guia para os profissionais entenderem o conceito do vídeo, as intenções de cada cena/take e como as filmagens devem ser executadas. Essa é a melhor forma de alinhar o trabalho entre diretor e toda a equipe envolvida no projeto. Mas como criar um storyboard?



Esse documento pode ser feito à mão, em um papel, com um desenho/esboço de como é a cena visualmente. Embaixo, detalhes como a descrição da cena, se terá locução ou trilha, o enquadramento, entre outros, deve ser citado. Uma outra forma é utilizar imagens já captadas e indicar em que ordem determinada cena aparece e se terá legenda, locução, entre outros detalhes, que serão incluídos no documento.


Também é possível fazer um storyboard online. No Canva, aplicativo e site para ajudar quem não é designer mas precisa criar certos materiais com artes gráficas (como ebook, apresentação de slide, catálogo, etc.), existe um modelo para ajudar no seu projeto.


Dessa forma, toda a equipe entende e visualiza o que o diretor pensou, gerando menos dúvidas ou erros que possam complicar e atrasar a produção do vídeo.



Continue acompanhando o blog da Puc Propaganda para se manter atualizado!

©2020 PUC Propaganda Vila vertioga São Paulo Brasil. Todos os direitos reservados.