• Puc Propaganda

Tipos de pesquisa de benchmarking

Conforme explicamos nesse post, Benchmarking é o processo de pesquisa que fazemos para entender como está o desempenho do nosso concorrente direto em relação ao nosso, é uma de realizar uma pesquisa de mercado.



Mas, para realizar esse processo, existem ao menos 4 tipos de pesquisa: Funcional, Competitivo, Genérico e Interno. O funcional se baseia em procedimentos que podem ser adotados em empresas distintas, não precisando ser do mesmo segmento/nicho, como a forma de atender o cliente/dar suporte, a gestão financeira, etc. O tipo competitivo se baseia nos concorrentes para ter um ponto de referência, sabendo como seu produto/serviço se enquadra no mercado, ainda que outras empresas também disputem o mesmo público.


Já o processo genérico faz comparações para encontrar possíveis oportunidades para melhorar, já que a comparação ocorre em processos realizados que podem ser similares, ainda que as empresas não sejam concorrentes. Por fim, o interno compara setores da própria empresa, para entender e mensurar a produtividade, promovendo melhorias.


Por fim, ressaltamos que é importante realizar este tipo de pesquisa para ter base e melhorar o seu negócio. Afinal, tendo algo para se referenciar, é mais fácil para saber o que pode melhorar, quais são suas vantagens e desvantagens dentro do mercado, entre outros fatores.

0 visualização0 comentário

©2020 PUC Propaganda Vila vertioga São Paulo Brasil. Todos os direitos reservados.